Na tarde de terça-feira, dia 9 de abril, o ISCJS recebeu a visita de Sua Majestade o Rei do Reino de Bafokeng, da África do Sul, Kgosi Leruo Molotlegi, para um encontro com a Direção do Instituto e uma palestra para a comunidade académica, com o objetivo de Sua Majestade apresentar o Reino de Bafokeng, os projetos e forma de gestão desse reino, que se tornou um dos mais prósperos da África do Sul com a descoberta das minas de platina e consequente gestão criteriosa desse recurso natural e investimentos feitos em várias áreas, dentre as quais educação, saúde e desporto.

A Sua Majestade manifestou o seu apreço por Cabo Verde e pela excelente relação que este sempre manteve com o seu país, África do Sul, e também realçou a sua admiração pelos ganhos que Cabo Verde conseguiu.

A sua escolha por Cabo Verde deve-se, nas suas palavras, pelos princípios que norteam o país, designadamente a aposta na educação e formação com um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação, aspetos similares aos cultivados no Reino de Bafokeng.

O Auditório esteve bem composto e os estudantes mostraram-se, no final, curiosos para saber mais sobre o Reino de Bafokeng.

 

O ISCJS recebeu na tarde de hoje, dia 5 de abril, a ilustre visita do Magnífico Reitor da Faculdade brasileira Zumbi dos Palmares, Professor José Vicente, trazendo na bagagem a intenção de conhecer a realidade das instituições de ensino superior cabo-verdianas e o estreitar de relações entre essas instituições.

A Faculdade Zumbi dos Palmares, tida como uma instituição comunitária de ensino superior,  foi fundada em 2004 com o propósito de colmatar as desigualdades de acesso ao ensino superior e a inclusão da comunidade negra brasileira.

Zumbi dos Palmares está situada em São Paulo e tem cerca de 1600 alunos matriculados e cerca de 1400 já formados.

Na visita, o Reitor teve a oportunidade de se reunir com a Direção do ISCJS e, numa visita guiada, conhecer as instilações e estabelecer contato com alunos, docentes e funcionários da instituição.