No quadro da semana das atividades académicas do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, a Coordenação da licenciatura em Criminologia & Segurança Pública promove uma conferência internacional intitulada “Terrorismo: análise da relevância da ameaça na sub-região africana”.
O tema torna-se candente tendo em vista os vários atos terroristas perpetuados um pouco por todo o globo, o que fez com o assunto se tornasse uma preocupação internacional.
A Sub-região africana não está livre dessas ameaças, registando-se vários grupos rebeldes em diversos países que têm espalhado terror e deixado para trás um rasto de morte e destruição.
Cabo Verde, como parte integrante dessa sub-região, ligado ao fato de estar localizado no corredor do atlântico, portanto suscetível a perigosos vários, e, outrossim, sendo um país que recebe milhares de turistas proveniente de todo o mundo, com maior proveniência da Europa, deve colocar a questão da segurança dos seus cidadãos sempre na ordem do dia. Daí a necessidade de se promover debates com especialistas nacionais e internacionais, que nos possam dar mais pistas e contributos para a compreensão das questões atinentes aos grandes perigos do mundo globalizado, neste caso especifico do terrorismo.

A conferência será proferida pelo Prof. Doutor José Julio Fernández Rodríguez e terá lugar na próxima quinta-feira, dia 10 de maio, quinta-feira, pelas 18H00, no Auditório do ISCJS.

José Julio Fernández Rodríguez, de entre as várias formações que possui, destaca-se a formação em Direito, mas também em Ciências Políticas e Sociais e especialidade em segurança e defesa. Atualmente desempenha o cargo de Diretor do Centro de Estudos de Segurança de Espanha e é Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Compostela, em Espanha. É autor de várias obras e artigos científicos na área de Direito.