
APRESENTAÇÃO
A Pós-Graduação em Direito Marítimo apresenta-se como um curso inovador e multidisciplinar, focando a problemática num contexto nacional e internacional, com particular atenção à posição geoestratégica e natureza arquipelágica de Cabo Verde, bem como às recentes alterações introduzidas ao Código Marítimo.
Com uma abordagem prática e transversal, o Curso concilia temas jurídicos e regulatórios do Direito Marítimo e Portuário, proporcionando aos formandos conhecimentos aprofundados e competências abrangentes no domínio do Direito Marítimo e Portuário contemporâneo, assim como, o contato privilegiado com Professores, nacionais e estrangeiros, de excelência e com reconhecidos especialistas nessas matérias, capazes de transmitir uma visão teórica dos temas que serão examinados durante a formação e, acima de tudo, com conhecimentos práticos alicerçados numa vasta experiência assente em décadas de dedicação a estas áreas do saber.
OBJETIVO DO CURSO
Fornecer um enquadramento global do hodierno Direito Marítimo, tendo presente não apenas os instrumentos normativos em vigor, mas a prática do setor.
OBJETIVO GERAL
O objetivo primordial do Curso é de ministrar uma formação especializada em Direito Marítimo, numa ótica transversal, de modo a proporcionar aos formandos um panorama integrado e abrangente de questões relacionadas com o Direito Marítimo, de modo a promover reflexões sobre temas jurídicos e regulatórios complexos nesta área.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover debates e reflexões aprofundadas sobre Direito Marítimo à luz dos instrumentos normativos e regulatórios vigentes.
- Analisar a ordem jurídica interna e o enquadramento jurídico internacional da atividade marítima e portuária.
- Conhecer alguns dos formulários e clausulados mais comuns no comércio marítimo.
| - Direito do Mar e Navegação Marítima 2.1. Espaços marítimos sob jurisdição nacional 2.1.1. Águas interiores 2.1.2. Mar territorial 2.1.3. Estreitos internacionais 2.1.4. Águas arquipelágicas 2.1.5. Zona contígua 2.1.6. Zona económica exclusiva 2.1.7. A plataforma continental 2.2. Espaço marítimos além da jurisdição nacional 2.3. A delimitação dos espaços marítimos 3.1. Passagem inofensiva 3.2. Zona económica exclusiva 3.3. Alto Mar || - Direito portuário SEMINÁRIO: CONCESSÃO E EXPLORAÇÃO PORTUÁRIAS DATA: 30 de março de 2026 1.1. Introdução 1.2. Estatuto legal do navio 1.3. Propriedade do navio 1.4. Contrato de compra e venda de navio 1.5. Contrato de construção e contrato de reparação 1.6. Registo de navios 1.7. Bandeiras de conveniência (tópicos) 2.1. O proprietário e o armador do navio 2.2. O capitão 2.3. O piloto 2.4. A tripulação do navio 2.5. O gestor de navios 2.6. A responsabilidade do navio 2.7. Pilotagem obrigatória 3.1. Responsabilidade do armador 3.2. Responsabilidade do proprietário do navio 3.3. Responsabilidade do navio 3.4. Convenções internacionais sobre limitação de responsabilidade: em especial a CB 1957 e a CL 1976 (LLMC) SEMINÁRIO: O REGIME PENAL E CONTRAORDENACIONAL DATA: 20 de abril de 2026 SEMINÁRIO: SEGUROS MARÍTIMOS DATA: 11 de maio de 2026 1.1. Formação do contrato 1.2. Documentos do transporte 1.3. Em especial, o conhecimento de carga 1.4. Reservas ao conhecimento de carga 1.5. O sistema de responsabilidade SEMINÁRIO: ATIVIDADES MARÍTIMAS E PROTEÇÃO DO AMBIENTE DATA: 02 de junho de 2026 (sessões de 2h e meia) SEMINÁRIO: SALVAÇÃO MARÍTIMA DATA: 22 de junho de 2026Módulo I
Módulo II
– O NAVIO, OS SUJEITOS DA EXPEDIÇÃO MARÍTIMA E RESPONSABILIDADE CIVIL
Módulo III
– CONTRATOS RELATIVOS AO NAVIO
Módulo IV
– TRANSPORTE MARÍTIMO
Módulo V
– FRETAMENTO E REBOQUE
Destinatários: Licenciados em Direito, Administração Pública, juristas de empresas e organismos públicos, profissionais ligados ao Direito Marítimo e, em geral, todos quantos atuem no setor marítimo-portuário que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área. No final do Curso, não havendo faltas a mais de 1/3 das sessões, há lugar, a pedido e mediante o pagamento da taxa correspondente, à emissão de certificado do Curso ou certificado de frequência. Os certificados do Curso e de frequência integram o programa do Curso com indicação específica dos professores relativamente a cada módulo ou tema. No caso de inscrição em Módulos específicos, há lugar, a pedido e mediante o pagamento da taxa correspondente, à emissão de certificado de frequência do Módulo, no pressuposto de que não há faltas a mais de 1/3 das sessões. Para além da frequência de mais de 2/3 das sessões, constitui ainda requisito necessário para a avaliação final e emissão de certificado de aprovação do Curso os seguintes pressupostos: CONDIÇÕES GERAIS DO CURSO
AVALIAÇÃO
Documentos necessários
ISCJS - 2026